Internet e Comunicação

Este grupamento foi criado para tratar basicamente de assuntos relativos aos serviços de rede, como páginas da internet, acesso ao “basalto” – servidor de arquivos e as contas de correio eletrônico:

• Armazenamento de arquivos
    • A CTI disponibiliza espaços físicos por meio da nossa infraestrutura de rede, para aqueles que desejarem salvar seus arquivos institucionais de maneira mais segura do que em pastas locais dos computadores institucionais. Desta maneira, caso o usuário deseje criar uma pasta, ou esteja enfrentando algum tipo de dificuldade de acesso, ou até mesmo apagar algum arquivo de maneira equivocada, o mesmo deverá solicitar as devidas manutenções por meio deste item.
  • Correio eletrônico (e-mail)
    • Todos os funcionários efetivos e substitutos da instituição possuem direito a usufruir do e-mail institucional. Desta forma, qualquer solicitação referente a dificuldades de utilização de e-mail, deverá ser solicitada por meio deste item, como por exemplo em casos de esquecimento de senhas, invasão de e-mail, etc., sendo que as solicitações de criação de contas de e-mail para novos funcionários ocorrem com a própria inclusão do usuário no sistema, não havendo a necessidade de abertura de chamado para tal.
      Obs.: Ao ser solicitada a criação de e-mail departamental, será enviado por meio do próprio GLPI, um documento a ser preenchido, impresso, digitalizado e reenviado.
  • Hospedagem de sítios
    • É direito de todo funcionário, departamento ou setor do campus, possuírem páginas na internet sob o domínio do próprio IFMG (ouropreto.ifmg.edu.br), no qual o responsável poderá disponibilizar quaisquer informações que achar relevantes para divulgação, desta forma o mesmo possuirá total responsabilidade pela alimentação de todas as notícias do sítio sob sua responsabilidade, sendo que para tanto, será disponibilizado treinamento para manuseio das ferramentas disponibilizadas.
  • Rede com fio
    • A grande maioria dos equipamentos de TI utilizados no campus está conectado à rede, e por sua vez também à internet. Desta forma, existe uma quantidade considerável de equipamentos que utilizam a infraestrutura de rede por meio de cabo UTP. Aos usuários que passarem por dificuldades em utilização da rede em computadores que estejam conectados utilizando este tipo de conexão, esta opção deverá ser utilizada para a abertura de chamados.
  • Rede sem fio
    • Qualquer pessoa vinculada à instituição (alunos, docentes e técnicos – efetivos ou terceirizados) têm direito a acessar à rede sem fio disponibilizada por todo o campus. Caso existam dificuldades em acessar a rede, um chamado deverá ser aberto por meio deste item. Também é permitido aos visitantes acessarem à rede, desde que devidamente cadastrados no idIFMG, cadastro este que poderá ser realizado por qualquer funcionário efetivo do campus.
      Obs.:Os usuários que estiverem com dificuldade de acesso devido a problemas com senha, deverão utilizar a opção “idIFMG (Cadastro de usuário)”.
  • Virtual Private Network (VPN)
    • Alguns serviços oferecidos pela TI do campus só são acessíveis quando buscados fisicamente pela nossa rede, porém, é possível habilitar um “túnel” entre o campus e o computador pelo qual se deseja acessar aos serviços de fora da instituição, instalando um software próprio.