Sistemas

Este grupamento foi criado para tratar de assuntos relativos aos sistemas oferecidos pela instituição, como meuIFMG, idIFMG/integra, Sisplan, etc. – vale ressaltar que neste momento, estamos trabalhando para que o idIFMG e o meuIFMG tenham um único cadastro:

  • Acesso ao meuIFMG
    • Alunos, professores e alguns técnicos administrativos utilizam a plataforma web do módulo educacional do sistema ERP da Totvs – Sistema Conecta. Caso qualquer um desses usuários venha a ter dificuldades para acessar ao sistema, deverá abrir chamado por meio desta opção.
      Obs.: Alunos que estejam com dificuldade de acesso, deverão ser auxiliados pelo pessoal dos departamentos de ensino, somente no caso de esse setor não consiguir solucionar, então o servidor responsável pelo atendimento deverá abrir chamado identificando o aluno em questão.
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
    • O IFMG – Campus Ouro Preto disponibiliza para seus professores, tanto para os do ensino presencial quanto para do ensino à distância, um ambiente virtual de aprendizado, onde poderão ser abertas turmas virtuais, para auxiliar o professor a disponibilizar materiais acadêmicos de modo digital. Caso seja necessário criar, dar manutenção ou o usuário esteja com dificuldades de acesso, o mesmo deverá abrir chamado por meio desta opção.
  • Conecta
    • O sistema ERP da Totvs tem o objetivo de substituir a utilização de vários sistemas por um único que atenda a todas as necessidades, tanto de pais e alunos quanto de técnicos administrativos e docentes. Este sistema é divido em 3 módulos: administrativo, educacional e biblioteca. Para dificuldades de utilização, solicitação de relatórios e/ou outros serviços, o usuário deverá utilizar esta opção para abertura de chamados.
  • Emissão de certificados online
    • Ao fazerem parte de eventos promovidos pelo IFMG – Campus Ouro Preto o participante terá a comodidade de poder retirar o certificado via web. Os setores responsáveis pelos eventos poderão solicitar, por meio desta opção, a confecção dos certificados para cada um dos participantes.
  • Fábrica de Softwares
    • Muitos dos softwares oferecidos, por vezes não atendem certas demandas bastante específicas. Desta forma, é possível que sejam criados novos aplicativos que venham suprir essas demandas, assim, este novo aplicativo deverá ser solicitado por meio desta opção, bem como a manutenção de cada um dos softwares que já foram desenvolvidos pelo campus.
      Obs.: Será estudado caso a caso a necessidade de desenvolvimento de um novo software, pois em alguns casos já existem aplicativos gratuitos que atendem a certas demandas.
  • idIFMG/Integra (Cadastro de usuários)
    • Para acesso a quaisquer serviços de rede oferecidos pelo campus (Domínio e wifi), é necessário o cadastro do usuário dentro deste serviço. Cadastros de novos usuários acontecem automaticamente, assim que é realizado o cadastro no sistema educacional, porém, é necessário que o mesmo seja ativado pelo próprio usuário no endereço http://idifmg.ouropreto.ifmg.edu.br, exceto para os casos de cadastro de visitantes, em que o próprio funcionário responsável pela recepção desses visitantes terá acesso, neste mesmo endereço e acessando seu perfil, ao cadastro de pessoas visitantes. Este serviço também é responsável pelo cadastro de usuário para acesso no Sistema de Gestão de Frequência e no próprio GLPI.
  • Pergamum
    • Sistema que gerencia o módulo biblioteca do sistema Conecta. Qualquer dificuldade de acesso, busca ou utilização desta ferramenta, deverá ser informada utilizando esta opção.
  • SISPLAN
    • Sistema de planejamento financeiro da instituição. Este sistema é utilizado, normalmente, pelos gestores de cada área, com o objetivo de planejar compras para o funcionamento de cada setor. Em caso de dificuldades de utilização e/ou acesso ao sistema, ou mesmo alguma sugestão de mudança, deverá ser informado por este item.
  • Sistema de Gestão de Frequência
    • Foi criado um ponto eletrônico para o controle de frequência dos técnicos administrativos do campus. Dentre os serviços oferecidos encontra-se o Sistema de Gestão de Frequência, onde o funcionário consegue entrar com ocorrências e monitorá-las, bem como visualizar relatórios relativos a ponto e férias. Caso o usuário encontre dificuldades em utilizar o sistema, deverá abrir um chamado a partir desta opção.

      Obs.: O sistema de Registro de Frequência e o Sistema de Gestão de Frequência são duas opções do mesmo Sistema de Frequência, desta forma, caso algum usuário esteja enfrentando problemas com o primeiro sistema, deverá abrir uma ocorrência no segundo.